13 março 2017

Estou de volta!

      Olá, educadores!
      Estou por aqui há tanto tempo e mesmo assim vocês não me conhecem muito bem. Muitas pessoas vem com muita frequência, deixam recado... mas é sempre um contato muito distante. Então resolvi conversar um pouco com vocês.
     Eu me formei professora em 2005 em Curso Normal de nível médio. Durante o curso eu amava comprar as revistas Nova Escola. Na verdade, neste período, nunca perdi nenhum exemplar e edições especiais. Como visitava com frequência a banca, conheci as revistas Guia Prático e Projetos Escolares. Todo meu pagamento, do reforço escolar que fazia, ia nessas revistas. As revistas vinham recheadas de recursos didáticos, jogos, cartazes... Eu AMAVA cortar passar contact e colar papel cartão nos materiais. Como ainda não tinha turma, eu usava com minha irmã, meus primos ou qualquer criança que aparecesse na minha frente (rsrsrsr). Com o tempo eu fui sentindo vontade de produzir meus próprios materiais e recursos. Entretanto, minhas limitações com computador me bloqueavam...
    Anos mais tarde, já formada, recebi o convite para trabalhar com estimulação cognitiva com uma criança com um atraso no desenvolvimento. Eu fiquei realmente animada com a ideia. Antes de começar já pensava nas inúmeras possibilidades de intervenção. [ É claro que com uma formação de nível médio eu não tinha conhecimento dos mecanismos da aprendizagem, como acontece a assimilação, acomodação... O que eu tinha era VONTADE de ensinar, VONTADE de criar mecanismos para mediar a aprendizagem]. Com toda a animação, me matriculei num curso de Design Gráfico para ampliar as possibilidades de criação dos recursos. Aprendi muito, embora não tenha concluído todos os módulos.
      Com essa habilidade comecei a criar umas coisas bacanas e achei que aquele material poderia ajudar outras pessoas também. E foi o que eu fiz! Abri o blog e tudo que eu produzia eu ia postando por aqui. Não tinha muita expectativa, era só para compartilhar mesmo. Paralelamente às aulas e às postagens, motivada por grupos do facebook, criei uma marca de jogos de flash cards interativos, os Sabidos! Eu fiquei muito feliz com o resultado e a qualidade dos jogos. Fiz com vários temas e conteúdos, abri loja virtual... Logo em seguida me matriculei no curso de Pedagogia.
      Em 2016 fui convidada a voltar para a sala de aula. Parei de dar aula para minha aluna especial. Fiquei sem tempo para criar e postar... Até o Sabidos ficou sem novos jogos... Sempre ficava aquela vontade de postar, várias ideias fervilhando, mas sem tempo, sem foco, sem energia... Foi ficando para depois, depois, e nunca mais!
      Sempre chega e-mail com recados de leitores. Alguns preocupados, outros elogiando, outros solicitando atividades... Mas as que mais me afetam são as que me contam de experiências positivas com o uso do meu material: com idosos, crianças especiais, salas de aula regulares (até no Japão!), homeschooling... Relatos de crianças felizes e animadas com alguma atividade! E cada vez que leio essas mensagens sinto mais vontade de voltar a produzir.
      É cansativo. É um processo de pesquisa, de definição de uma linguagem visual, de uma abordagem metodológica, é um cuidado de linkar e dar referências às inspirações ou uso das imagens... Algumas pessoas perguntam se sou eu que faço e,  sobre isso, poderia fazer outro post.
       No Brasil existe poucos blogs de atividades autorais. E esbarramos demais com falta de ética e até de respeito e EDUCAÇÃO de muitos blogueiros e blogueiras. "Educadores" talvez até bem intencionados em "divulgar" boas ideias, publicam atividades sem autorização do autor, sem, no mínimo, colocar link da origem do material. O material é para ser usado!!! Sim, essa é a intenção. Mas são as visitações que geram algum retorno financeiro, sendo uma forma de troca, visto que o material é inteiramente gratuito. Mas respondendo à pergunta: sim, sou eu que faço. Não poderia publicar material que não fosse feito por mim. Isso não é ético! Mas não acredito em originalidade. Sou influenciada por diversas correntes pedagógicas, inúmeros modelos já batidos e repetidos(tradicionais), por orientações construtivistas, montessorianas... Creio que faço uma síntese em forma de fichas de atividades ou recursos.
      Um material que fez muito sucesso foi o das atividades de cada letra em que fui coletando as mais bacanas ideias para trabalhar um fonema ou sílaba. Contudo, parei de postar na letra J! O que deixou muita professora "louca" atrás do resto da coleção! rsrsrrs Eu até fiz mais três letras, que começo a postar a partir de amanhã. Mas parei na letra N... Essa sequência é muito grande e completa. Demanda tempo, mas certamente vou concluir.
      Decidi organizar minha rotina e separar um espaço para voltar a postar com regularidade. Então fiquem atentos às próximas postagens. Deixem ideias de possíveis atividades ou tipos de postagens. Divulguem o blog com seus colegas de trabalho, pois isso ajuda o blog a crescer. E usem, usem, aperfeiçoem, coloquem movimento e vida às sequências didáticas. E, se quiserem, me digam como foi. Eu adoro saber! ;)
      Gostaria de agradecer aos muitos recados carinhosos que recebo! Obrigada por estarem aí do outro lado e estarmos conectados por, pelo menos, algo em comum: a vontade de transformar a vida de outras pessoas pelo caminho do conhecimento!
   
      Abraços, e voltem sempre!
   

22 comentários :

  1. Lindo teu blog, caprichado, motivador....passei horas olhando, sem perceber o tempo passar. Parabéns por teu dinamismo e encantamento com a educação!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo blog. Parabéns pela dedicação e empenho ao compartilhar seus materiais pedagógicos.

    Saudações blogueiras.


    Professor Gilberto (www.saladeauladigital.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, professor Gilberto! Indo lá conhecer seu blog! Saudações!!!

      Excluir
  3. Meu blog favorito está de voltaaaa!
    Uiiiiiii ^^

    ResponderExcluir
  4. Que bom que está de volta!! É o meu blog favorito!!
    Obrigada pela sua generosidade em compartilhar suas maravilhosas atividades.
    Beijos!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Érika! Abraços.

      Excluir
  5. Olá Heleneida! Descobri as suas atividades através do Pinterest. Vi algumas, fiquei encantada, literalmente catando todas as outras, até chegar nesse blog.
    As atividades são maravilhosas e com um design lindo!
    Sugestão: Junta tudo o que fez e publica numa dessas editoras que fazem coleções de apoio ao professor.
    Um livro com projetos a partir de contos infantis ou um voltado pra atividades de reforço escolar, sei lá... São só sugestões!
    Seu trabalho é maravilhoso e merece, além do reconhecimento público, o retorno financeiro também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, Socorro! Obrigada pelo apoio e incentivo! Eu gosto de deixar as atividades livres e acessíveis! Mas quem sabe fazer um projeto mais estruturado também não seja uma possibilidade! ;) Grata pelo carinho!

      Excluir
  6. Olá Heleneida! Descobri as suas atividades através do Pinterest. Vi algumas, fiquei encantada, literalmente catando todas as outras, até chegar nesse blog.
    As atividades são maravilhosas e com um design lindo!
    Sugestão: Junta tudo o que fez e publica numa dessas editoras que fazem coleções de apoio ao professor.
    Um livro com projetos a partir de contos infantis ou um voltado pra atividades de reforço escolar, sei lá... São só sugestões!
    Seu trabalho é maravilhoso e merece, além do reconhecimento público, o retorno financeiro também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Heleneida que bom que você está de volta a ativa!!!!!
    Já vi inúmeras atividades suas postadas sem a devida menção de autoria e eu não me faço de rogada e ponho lá, "créditos à Heleneida do Notebook da Profa". Seja bem vinda novamente e estou pra lá de contente em poder usar seu material em sala de aula! Sou sua fã incondicional! Um abraço fraterno e mãos a obra!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow! Muito obrigada pela parceria e pelo carinho! Fico feliz por estar usando as atividades! Abraços!!! ;)

      Excluir
  8. As suas atividades são maravilhosas! Meus alunos do ano passado adoravam, pena que não possuía todas as letras... Por favor continue fazendo este lindo trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Patrícia. Estamos trabalhando na conclusão das letras! Adorei saber que seus alunos gostavam! Abraços e acompanhe as publicações da Letra L! ;)

    ResponderExcluir
  10. As suas atividades são maravilhosas! Estou tendo o prazer em utilizar em minahs aulas, super indico seu blog. Obrigada por essa ajuda :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por indicar! Ajuda muito o blog a crescer! Conte-me como está sendo usar as atividades. Encontrou resultados positivos? Aguardo o retorno. Abraços!

      Excluir
  11. Estava com saudade de suas postagens e preocupada com a falta de novas postagens. Fiquei muito feliz em ver novas ideias. Tenha certeza que você faz a alegria de muitas e muitas salas de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão, Anildes! Estamos a todo vapor! Um Abraço!

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Desde já agradeço seu carinho em deixar uma mensagem! Bjks