10 março 2018

Trabalhando com Poesia - As Meninas

A sutileza com que Cecília Meireles toca e manipula as palavras canaliza e traduz uma Beleza real!

Oportunizar momentos para que as crianças entrem em contato com esta linguagem é de suma importância tanto para o desenvolvimento linguístico como para o despertar de virtudes interiores, que contemplam, respectivamente, os conteúdos conceituais e atitudinais.

O texto deve encantar às crianças, e não fazê-las reivindicar sua leitura! Para isso, é fundamental que o professor goste do que está lendo. 

Leia o poema! 
É imprescindível que o professor leia para as crianças. Assim elas poderão perceber: entonação, ritmo, rima... e vai significar o texto. Então, quando ela pegar o texto, estará curiosa para encontrar aquelas palavras que foram faladas em momentos onde ela percebeu uma rima, uma fala mais alta, algo engraçado ou triste. Aqueles símbolos gráficos possuem sentido!!!

Dicas:
Ao entregar a ficha, deixe que os alunos perguntem, encontrem palavras, interajam e conversem com seus pares sobre o texto. Em seguida, apresente a estrutura do texto (poesia), como é a organização das linhas, das estrofes, das rimas... Mostre onde fica o título e o nome da autora (pode pedir que circulem). Depois de uma  visão global, pegue algumas palavras-chave e lance o desafio: 
- Sublinhem, de vermelho, a palavra "janela", por exemplo. Você pode aproveitar para dar ênfase a algum fonema que esteja reforçando ou trabalhar as palavras centrais do próprio texto!

Escolha uma dinâmica de leitura coletiva:
- fazer  tirinhas com cada frase para que cada um leia e se organizem segunda a sequência correta do poema;
- Cada um lê uma frase no quadro e apaga;
- Fatiar o texto em frases e colocar em balões para que os alunos estourem, leiam e colem numa cartolina seguindo a sequência correta;
Use sua criatividade de acordo com o tempo e os recursos que possui.

Depois de sedimentar o poema, ofereça as fichas de atividades: texto lacunado e trabalhando com o texto. 

Interpretação:
Interpretação vai além de compreender a estrutura lógica do texto. Interpretar é compreender a mensagem escondida atrás das palavras. 
Isso requer um trabalho mais dialogado.
Faça um semicírculo com as carteiras, ou sentados no chão, e conversem. Faça perguntas pertinentes, mas deixe que transcendam um pouco aquilo que se espera! Mas quando começarem a perder o foco, faça uma nova pergunta que os atraia de volta ao tema! 

Este texto fala de 3 meninas e vai descrevendo o que cada uma FAZ e como cada uma É!
A Arabela é bela e abre nossa janela, que são nossos olhos... Nos desperta para a beleza, talvez apenas aparente. 
A Carolina é sábia que nos abre a cortina... retira nossos véus de ignorância! Nos deixa ver lá dentro.
E então, a Maria, que nos desperta dizendo "bom dia!" é a que nos encanta e nos deixa saudosos com sua delicadeza e simplicidade! 

A criança percebe a grandeza do significado do texto mesmo sem conseguir explicá-lo, mas conversar sobre ele vai abrindo janelas e cortinas... até Maria nos dizer: "Bom dia!"




Cecília Meireles

Cecília meireles

Poesia Cecília Meireles

Outras atividades com textos:

Atividades com poesia: 


4 comentários :

  1. Me encanto sempre com suas atividades!Quanto amor e criatividade! Parabéns por tanta doçura para ensinar e obrigada por compartilhar tanto talento!

    ResponderExcluir
  2. Atividades excelentes! Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir

Desde já agradeço seu carinho em deixar uma mensagem! Bjks