12 abril 2018

Caixa sensorial - Elementos da Cultura Indígena

Para construir imagens simbólicas e abstrair o conhecimento, as crianças menores precisam de materiais concretos. 
A caixa sensorial é um recurso muito rico e interessante nesta intervenção. Qualquer tipo de conteúdo pode ser colocado em uma caixa com os objetos coerentes com a temática abordada. Mas ela serve, principalmente, como o próprio nome diz, para desenvolver e despertar os sentidos! 

A atividade abaixo foi realizada com minha filha aos 3 anos. Eu reuni uma série de elementos que remetessem à cultura dos povos indígenas. De uma maneira muito genérica pois o objetivo, além da manipulação de diferentes texturas, era apresentar um conjunto imagens que simbolizam povos com determinadas características.

Na caixa coloquei elementos táteis: palha, penas, palitos (fazendo alusão à madeira),miçangas, juta, cesta; e auditivo: apito. Aproveitei os brinquedos da minha filha que contextualizavam: jaguatirica, o Papa-Capim, Jacaré, árvore e alguns jabutis.
Utilizei uma esteira para limitar nosso espaço de trabalho. 

Ela construiu uma oca com palitos e juta para conhecer um dos tipos de moradia dos indígenas.
Para vivenciar um hábito comum desses povos, ela confeccionou um colar com miçangas. 
Atenção! É preciso se certificar de que a criança já não coloque mais objetos na boca e, ainda assim, estar presente e atento durante a atividade. Se puder, faça com miçangas grandonas. 

Dentro de uma caixa, montamos um cenário que lembrasse uma aldeia com os animais, o indiozinho, a árvore e a oca. Para fazer o chão joguei fubá que é um derivado do milho, um alimento muito presente na dieta dos índios, para estimular o olfato e o paladar.

Delimite o espaço para a criança brincar e deixe que manipule os objetos o tempo necessário. 
Este tipo de recurso é fortemente inspirado no método Montessori. Maria Montessori valoriza muito as experiências sensoriais da criança e sabemos que nos primeiros anos de vida é por meio dos sentidos que ela descobre e apreende o mundo!


Dia do Índio





Caixa Sensorial

Coordenação Motora






Atividade dia do ìndio

Caixa sensorial





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Desde já agradeço seu carinho em deixar uma mensagem! Bjks